O que é
A apuração correta do Custo de Produtos é de extrema importância para qualquer tipo de relatório gerencial que veremos no futuro. Sem saber o Custo do produto não é possível estabelecer os resultados de Venda tampouco a "qualidade" das vendas que estão sendo efetuadas, impactando diretamente na atividade de qualquer empresa.
Para que serve
Como é sugerido pelo nome, o Preço Médio é a média dos preços de compra com relação às aquisições efetuadas. Para tanto, é levado em consideração o Preço Médio atual, o Saldo de Estoque atual, o Preço de Última Compra (do momento da Entrada) e a Quantidade da Entrada. Esse cálculo é efetuado automaticamente, independente da vontade do operador no ato da Entrada de Mercadorias com Notas Fiscais (manuais ou utilizando arquivo XML).
No entanto, devemos nos preocupar com o status das Configurações do Sistema, pois como existem maneiras diferentes da gestão do Custo de Produtos, alguns usuários consideram os Créditos de PIS/Cofins e de ICMS, outros preferem (ou aos casos) não considera-los, e ainda existe a possibilidade de agregar o Valor do Frete (devidamente lançado através do Conhecimento de Frete vinculado a Nota Fiscal de Entrada do Produto).
Configurações
Para o funcionamento correto do preço médio é necessário que sejam parametrizadas as seguintes configurações:
- Grupo Alíquotas de retenção
- (CFG_ALCOFP) Produto - Alíquota Cofins
- 7,60
- (CFG_ALPISP) Produto - Alíquota PIS
- 1,65
- (CFG_ALCOFP) Produto - Alíquota Cofins
[bs_notification type="info" dismissible="false"]Observação: as configurações citadas acima devem ser parametrizadas dessa forma nos casos quando a empresa é de lucro real, onde nesses casos se creditam desses percentuais no preço médio. Para as empresas de lucro presumido as alíquotas são de 3% de Cofins e 0,65% do PIS e não dão direito a crédito na Entrada de mercadorias, portando não devem influenciar no preço médio. Dessa forma a configuração Deduzir ICMS do preço médio? deve estar como Não.
Para empresas do tipo simples, as configurações Deduzir ICMS do preço médio? e Deduzir ICMS do preço médio? devem estar como Não, como essas empresas não se creditam nem do PIS/Cofins e do ICMS.[/bs_notification]
- Grupo Classificações fiscais
- Classificação de compra
- Informar os CFOP's conforme validado junto a contabilidade
- Classificação de compra
- Grupo Dados fiscais
- (CFG_CONIPI) Contribuinte de IPI?
- Sim
- (CFG_CONIPI) Contribuinte de IPI?
[bs_notification type="info" dismissible="false"]Observação: a configuração deve estar como Sim apenas para empresas comerciais. Quando a empresa tiver débito e crédito de IPI a configuração deve ficar como Não.[/bs_notification]
- Grupo Entrada de mercadorias
- (CFG_ATUULT) Atualizar dados de última compra quando for entrada por transferência de estoque?
- Não
- (CFG_ATUMED) Atualizar preço médio quando for entrada por transferência de estoque?
- Sim
- (CFG_ANTICM) Calcular antecipação de ICMS?
- Sim
- (CFG_ICMPRM) Deduzir ICMS do preço médio?
- Sim
- (CFG_DEDPIS) Deduzir PIS/COFINS do preço médio?
- Sim
- (CFG_FREMED) Somar frete no preço médio?
- Sim
- (CFG_BASMED) Usar preço de compra do cadastro de produtos para formação do preço médio?
- Não
- (CFG_ATUULT) Atualizar dados de última compra quando for entrada por transferência de estoque?
- Grupo Faturamento
- (CFG_ESCPTE) Preço para transferência de estoque - escolher o preço no faturamento?
- Não
- (CFG_ TEPREV) Preço para transferência de estoque - preço sugerido
- Preço médio
- (CFG_ESCPTE) Preço para transferência de estoque - escolher o preço no faturamento?
[bs_notification type="warning" dismissible="false"]Observação: a opção de preço para transferências entre lojas, é realizada conforme alinhamento com cliente/contador.[/bs_notification]
[bs_notification type="warning" dismissible="false"]Observação: não é possível mudar para o preço médio, sem antes recalcular os mesmos. A alteração deve ser feita na tabela CONEMP nos campos CON_CODTEP = MED e COM_TEPPRO = MED.[/bs_notification]
Cálculo do preço médio
Levando as configurações acima em consideração, e também que exista um produto cadastrado em nossa empresa com as condições apresentadas a seguir, segue um exemplo de cálculo do preço médio.
[caption id="attachment_11022" align="aligncenter" width="809"] Figura 1. Exemplo cálculo do preço médio[/caption]
É de extrema importância que o estoque atual esteja correto, pois, o preço médio será calculado incorretamente. Caso o estoque atual esteja zerado ou negativo, ou ainda se por algum motivo o preço médio atual for R$ 0,00, o preço médio novo calculado será igual ao preço de última compra.
Assim como no caso do preço de última compra e preço de última compra + impostos, para usuários do sistema com empresas filiais, é necessário se atentar ao fato de que é possível que exista um preço médio diferente para cada loja, pois como essa informação é calculada levando em consideração o preço médio atual e o saldo de estoque da loja onde está sendo feita a Entrada de Mercadorias, com extrema frequência poderá haver diferenças entre os valores apresentados para cada empresa.
Para sanar esse problema, existe a possibilidade de no momento da Transferência de estoque entre lojas, transferir também o preço médio, a fim de que quando um produto for transferido da empresa A para a empresa B, ambas fiquem com a mesma informação.
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.